The Best bookmaker bet365 Bonus

Дървен материал от www.emsien3.com

ALUNOS DE TURISMO E RESTAURANTE/ BAR ASSISTIRAM A SESSÃO DE “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”

No dia 16 de fevereiro, os alunos das Turmas de 10.º ano de Turismo e de Restaurante/Bar beneficiaram, de uma ação de sensibilização sobre “Alimentação Saudável”, dinamizada pela Dra. Manuela Nogueira, nutricionista da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados – URAP do Agrupamento de Centros de Saúde Alto Ave – Guimarães/Vizela/Terras de Basto.

As dúvidas em relação a esta mesma temática, colocadas previamente pelos alunos foram esclarecidas no decorrer desta ação. Também, foi reforçada a relação entre a alimentação e a saúde, sendo a alimentação um dos factores que pode prejudicar a nossa saúde. Os alunos tiveram oportunidade de refletir sobre a sua disponibilidade em relação à mudança de comportamento, no seguimento do esclarecimento das suas dúvidas.

No fim, foi analisada a roda dos alimentos. Ao longo desta ação, os alunos participaram de forma muito dinâmica e com entusiasmo, partilhando as suas ideias acerca das perguntas colocadas e esclarecendo as suas próprias dúvidas. Foram exploradas várias situações concretas e experiências pessoais, que enriqueceram o diálogo entre a dinamizadora e os alunos.

Publicada a 18/02/2018

“ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL” FOI TEMA DE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

No dia 9 de fevereiro, os alunos das turmas de 10.º ano dos Cursos Técnico de Comunicação/ Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Técnico de Vendas beneficiaram de uma ação de sensibilização sobre “Alimentação Saudável”, dinamizada pela Dra. Manuela Nogueira, nutricionista da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados – URAP do Agrupamento de Centros de Saúde Alto Ave – Guimarães/Vizela/Terras de Basto.

As dúvidas em relação à temática, colocadas previamente pelos alunos, foram esclarecidas no decorrer desta ação. Foi, igualmente, reforçada a relação entre a alimentação e a saúde, sendo a alimentação um dos factores que pode prejudicar a nossa saúde. Os alunos tiveram oportunidade de refletir sobre a sua disponibilidade em relação à mudança de comportamento, no seguimento do esclarecimento das suas dúvidas.

No fim, foi analisada a roda dos alimentos. Ao longo desta ação, os alunos participaram de forma dinâmica, partilhando as suas ideias acerca das perguntas colocadas e esclarecendo as suas próprias dúvidas.

13 de fevereiro de 2018

ESCOLA SEGURA DA PSP DINAMIZOU AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE “112”

No dia 9 de fevereiro, os alunos das turmas do 12.º ano e das turmas de 10.º de Turismo e de Restaurante/Bar beneficiaram de uma ação de sensibilização sobre “112”, dinamizada pela equipa da Escola Segura – PSP.

Após uma breve descrição das estatísticas associadas aos acidentes de viação e a redução significativa dos mesmos ao longo dos anos, foi reforçada a importância de recorrer unicamente ao 112 em caso de emergência. Neste sentido, ocorrem situações, que não são de emergência, em que é possível contactar diretamente com a Polícia de Segurança Pública. Foram, igualmente, reforçados os cuidados a ter ao longo do contacto telefónico com o 112, sendo partilhados alguns exemplos.

Os alunos tiveram, igualmente, oportunidade de praticar a manobra de Heimlich, método de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Esta manobra induz uma tosse artificial, que permite expelir o objeto da traqueia da vítima.

Por fim, foi partilhada a quantidade de países da União Europeia em que existe o 112 e reforçada a importância de cada um frequentar um Curso de Primeiros Socorros.

Ao longo desta ação, os alunos demonstraram disponibilidade e envolvimento em relação aos conteúdos abordados.

13 de fevereiro de 2018

ALUNOS ORGANIZARAM LANCHE CONVÍVIO

Decorreu na Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, um lanche convívio que reuniu toda a comunidade escolar.

A ideia partiu das turmas do 10.º ano do Curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade e do 10.º ano do Curso Técnico de Restaurante Bar.

A turma de Comunicação idealizou o cartaz e os convites para o lanche e os Técnicos de Restaurante Bar ficaram encarregues de toda a execução do serviço. Esta foi uma maneira de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, mostrando aquilo que já conseguiram aprender da disciplina até agora.

Esta iniciativa também só foi possível com a colaboração de toda a comunidade escolar já que cada um dos alunos, professores e colaboradores ajudou à concretização desta ideia ao contribuir com algum género alimentar ou bebida.

O lanche foi um sucesso e todos os participantes já só se questionam para quando será o próximo.

9 de Fevereiro de 2018

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO: “TOXICODEPENDÊNCIA. PREVENÇÃO”

Realizou-se na Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, uma ação de sensibilização subordinado ao tema “Toxicodependência. Prevenção”, destinada a todos os alunos dos 10º anos. Esta iniciativa, integrada no Plano Anual de Atividades da nossa Escola foi dinamizada por elementos da Equipa do Programa Escola Segura da PSP de Guimarães.

O objetivo essencial foi o de promover a consciencialização dos nossos alunos sobre os malefícios decorrentes da toxicodependência no sentido de prevenir consumos, mostrando, entre muitos outros aspetos, as fases de aquisição, desde a experimentação até ao consumo contínuo ou compulsivo, enquanto fase de dependência, passando pelo consumo episódico ou ocasional e, posteriormente, regular.

O balanço final desta ação, a avaliar pela opinião dos alunos, deve ser considerado muito positivo ficando a ideia de que a realização de acções de sensibilização e de esclarecimento deste tipo nunca é demais.

1 de fevereiro de 2018

ALUNOS ASSISTIRAM A AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO “COPOS… QUEM DECIDE ÉS TU”

Os alunos da Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, participaram na Ação de sensibilização do  Projecto “Copos…Quem decide és tu!” organizado pela equipa da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa.

A iniciativa decorreu no Multifunções da Associação Comercial e Industrial, e teve como objectivos esclarecer os alunos sobre os mitos associados ao consumo de álcool, identificar os efeitos e as consequências do consumo de álcool, prevenir o consumo abusivo e dependente de álcool e conhecer estratégias de redução de risco.

Publicada a 1 de fevereiro de 2018

 

 

 

ALUNA ORGANIZA PASSEIO DE BTT E CAMINHADA DE GÉMEOS

A primeira edição do Passeio de BTT e caminhada de Gémeos foi um êxito e promete ter continuidade naquela freguesia do concelho de Guimarães. O evento foi concretizado, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Cátia Martins, finalista do 12º ano do Curso Técnico de Comunicação/ Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

Contando com o apoio do Grupo Desportivo de Gémeos, do grupo de BTT "TTT" e da União de Freguesias de Abação e Gémeos, a iniciativa registou a participação de 145 pessoas que aceitaram o desafio lançado pela Aluna e inscreveram-se no Passeio de BTT (com a extensão de 35km) ou na caminhada (percurso de 6 km).

O parque de jogos existente em Gémeos serviu de ponto de encontro para os participantes, numa jornada de convívio e de lazer onde não faltou a boa disposição e o contacto com as magníficas paisagens da montanha de Santa Catarina e do vale do rio Vizela.

30 de janeiro de 2018

À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO DO CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES

Com o objetivo de procederem ao levantamento de alguns dos principais recursos patrimoniais do Centro Histórico de Guimarães, os alunos do 11º ano do Curso Técnico de Turismo da EP CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, realizaram uma visita orientada pela Professora Clara Vasconcelos ao Centro Histórico de Guimarães. A iniciativa tinha como objetivos sensibilizar os alunos para a importância que o Património Cultural assume ao nível da oferta turística local e proceder ao levantamento in loco dos principais recursos patrimoniais/turísticos do Centro Histórico, dos quais foi feito o respetivo registo fotográfico, para rentabilizar no preenchimento de fichas de recurso.

Publicada a 04/10/2017

A EP CISAVE COMEMORA O DIA MUNDIAL DO TURISMO

No dia 27 de setembro, os alunos do 11.º ano do Curso Técnico de Turismo da Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães associaram-se à celebração do Dia Mundial de Turismo, com a realização de um vídeo alusivo à data e aos benefícios que decorrem do desenvolvimento do turismo, em geral, e da afirmação do setor no nosso país, em particular.

A iniciativa, coordenada pela professora Clara Vasconcelos, contou com a imprescindível colaboração do professor Alexandre Perdigão e com o entusiasmo dos alunos envolvidos.

Recorde-se que o  Dia Mundial do Turismo foi instituído em 1980, pela Organização Mundial do Turismo, e que este ano teve como lema: “Turismo Sustentável – Uma Ferramenta para o Desenvolvimento”.

Ver vídeo

Publicada a 04/10/2017

SESSÃO DE BOAS-VINDAS AOS NOVOS ALUNOS DA EP CISAVE

Os novos alunos da EP CISAVE foram recebidos numa cerimónia de boas-vindas que assinalou o início do ano letivo 2017-2018, realizada na passada quinta-feira, dia 28 de setembro, no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG).

A iniciativa constituiu uma oportunidade para conhecer o edifício sede da ACIG, entidade proprietária da EP CISAVE, permitindo aos alunos compreender a importância que o investimento que fizerem na sua formação e valorização pessoal poderá ter no seu futuro profissional.

“A ACIG orgulha-se da sua escola profissional, do contributo que os alunos e todos os agentes educativos, os formadores, os funcionários e entidades que colaboram no processo de formação em contexto de trabalho, dão para o comércio, serviços e indústria da região”, disse o Diretor Geral da EP CISAVE e Presidente da Direção da ACIG, ao apelar aos alunos para definirem com ambição o objetivo que desejam atingir no final do curso que agora iniciaram.

“O sucesso, o êxito apenas se atinge com muito trabalho, com erros e fracassos, mas com o empenho, a determinação com que agarram as oportunidades de aprendizagem, é possível ultrapassar as dificuldades e superar as inseguranças”, afirmou Manuel Martins, saudando os alunos do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Curso Técnico de Turismo, Curso Técnico de Vendas e Curso Técnico de Restaurante/Bar.

Na sua intervenção, o presidente da ACIG dirigiu-se, em especial, aos alunos do Curso Técnico de Restaurante/Bar, que são os primeiros a frequentar este novo projeto pedagógico da EP CISAVE.

“Queremos que sejam os melhores alunos dos cursos profissionais de Guimarães", assinalou Manuel Martins.

Durante a sessão, a Diretora Pedagógica da EP CISAVE pediu aos alunos "dedicação ao estudo", indicando que no final do ano letivo serão recompensados com o resultado desse trabalho e empenho”. "Estudar exige esforço, mas esse esforço vale a pena!", referiu Fátima Cerqueira, fazendo votos que os alunos sejam felizes na EP CISAVE.

Online bookmaker Romenia bet365