The Best bookmaker bet365 Bonus

Дървен материал от www.emsien3.com

ALUNOS DE TURISMO VISITAM CENTRO EQUESTRE

Os alunos do 10ºano do Curso de Turismo visitaram o Centro Equestre de Loureiro Velho, em Fermentões, no âmbito das disciplinas de OTET- Operações Técnicas em Empresas Turísticas e Geografia.

Acompanhados pelas professoras Clara Vasconcelos e Cláudia Fernandes, os alunos puderam conhecer as instalações do Centro Equestre, realizando uma visita guiada pelo colaborador Ismael Mendes, que respondeu a todas as solicitações.

O contacto com os animais foi uma constante e os alunos puderam conhecer os seus hábitos de alimentação, treino, bem como o custo associado à manutenção de um cavalo para lazer ou de corrida.

Os alunos puderam inteirar-se do dinamismo do Centro Equestre patente na organização de várias competições, nas aulas de equitação diárias para crianças a partir dos quatro anos e ainda na parceria com instituições de ensino especial, proporcionando aulas de hipoterapia.

Os alunos demonstraram grande entusiasmo e interesse contribuindo esta visita para conhecer mais uma das potencialidades turísticas do concelho de Guimarães.

Publicada a 5 de fevereiro de 2018

 

 

 

ALUNOS DE TURISMO VISITAM EXPOSIÇÃO

Os alunos do 10º e 11º anos do curso Técnico de Turismo visitaram a exposição “Memórias e património da Bacia do Ave”, na Casa de Sarmento.

Os alunos puderam assistir a um pequeno vídeo sobre a vida e obra de Martins Sarmento bem como conhecer os objetivos que estiveram na base da fundação da Sociedade Martins Sarmento e da Casa de Sarmento, em particular.

Acompanhados pela Dra. Célia Oliveira e pelo Dr. Antero Teixeira, os alunos puderam conhecer vários instrumentos utilizados na gestão da bacia hidrográfica do Ave, um vasto espólio pertencente à Administração da Região Hidrográfica do Norte e à Agência Portuguesa do Ambiente. A exposição é rica em documentos que testemunham os diferentes tipos de utilização da energia hidráulica na bacia do Ave até meados do século XX, projetos minuciosamente elaborados que eram entregues para aprovação à figura do Guarda-rios, profissão já extinta a quem cabia a gestão e a fiscalização tanto dos rios e como das suas margens. 

Os alunos demonstraram grande entusiasmo e interesse contribuindo esta visita para reforçar a necessidade de preservação do ambiente e em particular, dos recursos hídricos.

Publicada a 22/12/2017

ALUNOS FORAM CONHECER AS INSTALAÇÕES DA PSP DE GUIMARÃES

Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Vendas, da Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, no âmbito da disciplina de Economia, realizaram no passado dia 5 de Dezembro, uma visita de estudo às Instalações da PSP de Guimarães.

A visita guiada foi acompanhada pelo Agente J. Castro, que se mostrou sempre disponível e atento a qualquer dúvida ou questão vinda por parte dos alunos.

Nesta visita os formandos ficaram a conhecer todas as repartições da PSP de Guimarães e o que se faz em cada uma delas. Desde os calabouços, passando pela secção de reconhecimento de criminosos, recolha de impressões digitais, entre outras, a visita foi sempre tão interessante que os alunos nem deram pelo tempo passar. Tão elevado era o seu grau de contentamento e satisfação a visita acabou por se prolongar mais tempo do que aquele que estava inicialmente previsto. Mesmo acabando para lá do horário normal de aulas os alunos nunca se mostraram descontentes, antes pelo contrário, demonstrando interesse em voltar novamente para conhecer mais ainda, assim que seja possível.

Publicada a 12 Dezembro de 2017

ALUNOS FORAM AO TEATRO DE MARIONETAS E SOMBRAS

Os alunos do 11º ano dos cursos profissionais Técnicos/as de Vendas e Turismo, da Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, no âmbito da disciplina de Português, realizaram no dia 22 de novembro uma visita de estudo ao Museu Alberto Sampaio, para assistir a duas peças de teatro de marionetas e sombras, intituladas “Como D. João I tomou a Vila de Guimarães” e “E assim nasceu Guimarães”.

 Esta visita proporcionou aos formandos o desenvolvimento de estratégias que conduziram a uma abordagem criativa e lúdica das práticas artísticas, permitindo estimular a autonomia e fomentar o interesse pelo género dramático. Ao assistirem a este espectáculo espera-se que tenham desenvolvido competências de integração das várias expressões, que possam servir de base para futuros progressos nesta temática, uma vez que a dramatização é uma forma de saber que articula imaginação, razão e emoção.

As peças foram apresentadas e representadas pela Dra. Sónia e a Dra. Patrícia, que com dedicação, empenho, engenho e arte cativaram a atenção dos formandos. Estas dramatizações aludem às tradições, à história, usos e costumes, neste caso em particular das gentes vimaranenses. Estimular o gosto pela arte dramática contribuiu para o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do ser humano.

Publicada a 28/11/2017

VISITA À EMPRESA JOSÉ JÚLIO JORDÃO – COOLING SYSTEMS

Os alunos da turma do 12º ano do curso Técnico de Desenho Digital 3D, no passado dia 22 de novembro, acompanhados pelos formadores Paulo Bento e João Paulo Laranjeiro, visitaram a empresa José Júlio Jordão – Cooling Systems, localizada no Parque Industrial de S. João de Ponte, em Guimarães.

Esta foi uma experiência muito enriquecedora a todos os níveis, tendo os alunos percecionado desde logo que se trata de uma empresa de referência da nossa região, não só pela qualidade e excelência do acompanhamento sistemático que nos foi prestado, como também pelo cuidado com questões de higiene e segurança e pela receção de boas vindas prestada por elementos da direção da empresa.

Assim, os alunos puderam perceber a dinâmica de uma empresa que se estrutura e labora em equipas interdisciplinares, percorrendo as diferentes valências, o que permitiu a aquisição de novos conhecimentos na aplicação do desenho assistido por computador, a relevância da secção de projeto onde os produtos são concebidos e projetados, passando pela secção de produção onde são construídos diversos elementos, sistemas e materiais de isolamento, componentes elétricos, laboratórios de testes com temperatura e humidade controlados.

Tivemos igualmente a possibilidade de assistir ao funcionamento de máquinas de CNC destinadas a corte de diferentes materiais, onde os alunos puderam aferir a importância do desenho na modelação das diferentes peças, tendo igualmente percorrido as secções de pintura, acabamento, embalagem e armazenamento, sempre acompanhados pelo Sr. Jorge Garcia que explicou com imensa simpatia, conhecimento técnico e linguagem muito apropriada, a sequência das diversas fases, sua interligação e especificidade de toda a linha de produção.

Quase a terminar a visita, pudemos ainda perceber a importância do processo de divulgação do produto, contactando com diversos expositores existentes no “showroom” da empresa e o cuidado com a criação de diferentes ambientes, consoante o conceito e finalidade de cada produto.
Por último, e após termos percorrido as diversas valências da empresa, voltámos à secção do projeto, onde os alunos puderam contactar com maior detalhe com os programas de CAD utilizados, percecionando assim a relevância do desenho assistido por computador, nomeadamente na área do 3D e a sua importância para as diversas fases de elaboração do produto.



Publicada a 28/11/2017

ALUNOS DE VENDAS ASSISTIRAM A APRESENTAÇÃO DO GRUPO BRANDS LEADERS

No passado dia 23 de outubro, a Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, recebeu, nas suas instalações, a representante da empresa Brands Leaders, Mariana Pereira, com o objetivo de apresentar à turma de vendas de 12º ano todas as empresas do grupo para uma eventual parceria ao nível dos estágios curriculares.

Detentora de algumas lojas como a Fuxia, Vein, Bae e Planeta D, o grupo tem adotado uma posição de proximidade com as escolas, para uma captação de recursos humanos passíveis de integrar a vasta equipa de trabalho que opera dentro do comércio de vestuário e calçado.

Durante a sessão, para além da apresentação das empresas do grupo Brands Leaders, Mariana Pereira fez questão de evidenciar a missão e as estratégias do grupo que passam pela solidificação de toda uma estrutura, bem como pela responsabilização e diferenciação da mesma, condição fundamental para a competitividade no mercado atual.

30/10/2017

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE TURISMO VISITAM A POUSADA DE JUVENTUDE DE GUIMARÃES

A turma do 10º ano do Curso Técnico de Turismo, da Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, visitou a Pousada de Juventude de Guimarães, localizada na Zona de Couros, acompanhados pela professora Clara Vasconcelos.

Na Pousada de Juventude, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações e compreender o conceito desta tipologia específica de alojamento.

Ao longo da visita, orientada pela Diretora da Pousada, Dr.ª Júlia Monteiro, os participantes foram conduzidos por diferentes espaços, incluindo salas de convívio, sala dos pequenos-almoços, cozinha, e as diferentes tipologias de quartos que a Pousada de Juventude tem para oferecer.

A atividade permitiu, ainda, aos alunos visitar a Zona de Couros, espaço privilegiado da cidade de Guimarães e com elevado potencial turístico.

Publicada a 18/10/2017

11º ANO DE VENDAS VIVEM: “UM DIA DE BOMBEIRO”.

Inserido na disciplina de Economia do Curso Técnico de Vendas do 11.º ano, os alunos da Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, tiveram a oportunidade de viver um dia diferente.

Foi no passado dia 6 de Outubro os alunos deste curso passaram uma tarde a viver o dia-a-dia dos Bombeiros Voluntários.

Acompanhados pela professora da disciplina, Raquel Peixoto, os alunos fizeram uma visita guiada pelas instalações do quartel tendo mesmo a oportunidade de entrarem em algumas viaturas normalmente usadas para o combate a incêndios e desencarceramento. Foram também feitos alguns exercícios demostrativos da vida diária de um bombeiro, com a participação dos alunos.

Não foi surpresa que os alunos tenham adorado esta iniciativa já que o empenho e participação dos Bombeiros Voluntários de Guimarães foi muito acolhedor e entusiasta, do início ao fim da vista. De destacar por exemplo, o facto de naquele dia estar bastante calor e um dos elementos do quartel se ter disponibilizado a ir buscar algumas dezenas de garrafas de água fresca com que os alunos acabaram por matar a sede e se refrescar. Publicada a 18/10/2017

VISITA À EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “GUIMARÃES A PRETO E BRANCO”

Os alunos dos Cursos Técnico de Turismo e Técnico de Vendas do 12º ano da Escola Profissional CISAVE, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, acompanhados pelos professores Maria José Peixoto, Raquel Peixoto e João Luís Silva, realizaram uma visita de estudo ao GuimaraeShopping, para verem a exposição fotográfica “Guimarães a Preto e Branco – na colecção de fotografia da Muralha” com o objetivo de conhecer a cidade de Guimarães nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX e assim poderem fazer uma comparação com a realidade atual.
A visita entusiasmou bastante todos os elementos participantes e contribui para o enriquecimento cultural dos nossos alunos.

Publicada a 12/10/2017

À DESCOBERTA DE AZURÉM

No dia 26 de setembro as turmas dos Cursos Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Técnico de Vendas do 10º ano, acompanhadas pela professora Maria José Peixoto, realizaram uma visita pela freguesia onde a Escola se insere.

A visita teve como objetivo principal conhecer o espaço envolvente da Escola bem como as suas valências no sentido de permitir aos alunos respostas às suas possíveis e futuras necessidades.

A atividade realizada no âmbito do módulo “O Indivíduo, a Região e o Mundo” da disciplina de Área de Integração permitiu identificar espaços verdes e de lazer, Património (como a Capela de Nossa Senhora da Madre de Deus e o Templo de S. Pedro) bem como espaços comerciais (cafés, restaurantes, supermercado, farmácia …) e um multibanco.

O percurso de regresso à Escola fez-se pela Universidade do Minho permitindo o (re)conhecimento de acessos alternativos no caminho para a escola.

Publicada a 10/10/2017

Online bookmaker Romenia bet365